O conjunto de medidas e ações tomadas para diminuir os riscos de acidentes de trabalho, prezando pela segurança física e emocional do trabalhador, compõe o que conhecemos como segurança do trabalho.
E é justamente para que essas medidas sejam colocadas em prática e o sucesso do seu cumprimento seja devidamente observado e avaliado, que se torna tão importante o trabalho dos profissionais responsáveis pelo quadro de segurança de uma empresa.
Em setores específicos, cada um desses profissionais realiza sua atividade individual, mas com um mesmo propósito em comum – a manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
Quais são os profissionais que compõem essa equipe?
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Examina as instalações, métodos e processos da empresa, estuda o desempenho e os riscos envolvendo os maquinários e os profissionais que os operam.
Técnico de Segurança do Trabalho
Responsável pelos treinamentos, também inspeciona a eficiência das medidas de segurança e pode sugerir soluções para possíveis problemas, como a implementação de novas regras ou novos procedimentos.
Médico do Trabalho
Responsável pela manutenção da saúde, higiene e bem-estar dos trabalhadores, realiza exames periódicos e pode realizar intervenções de emergência, quando necessário.
Enfermeiro do Trabalho
Pode atuar prestando os primeiros socorros em caso de acidente, fazer curativos, administrar medicamentos, além de ajudar a planejar e executar programas de educação sanitária.
Na tríade, prezamos pelo trabalho em equipe em conjunto com os profissionais do quadro de segurança das empresas nas quais atuamos. Dessa forma, buscamos unificar nossos conhecimentos e especializações em diferentes áreas para garantir a segurança como bem comum em todos os processos.