Blog

Linhas de vida: diferenças entre sistemas rígidos, flexíveis e especiais

Linhas de vida: diferenças entre sistemas rígidos, flexíveis e especiais

Chamamos de Linhas de Vida equipamentos indispensáveis para a segurança de colaboradores que trabalham em altura.

São estruturas conectadas ao trabalhador que impedem que ele sofra uma queda, regulamentadas pela NR-35, que define trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior.

Além de poderem ser instaladas horizontal ou verticalmente, também podem ser definidas como sistemas rígidos, flexíveis ou especiais.

Sistemas Rígidos

Sistemas rígidos são dispositivos de ancoragem usados em linhas de vida horizontais fixas, com desvio de até 15° do plano horizontal em qualquer ponto, com um trole que desliza por sua extensão.

Por permitir que o usuário se mantenha conectado à linha de vida ininterruptamente durante a execução do seu trabalho, proporciona maior segurança.

Um exemplo é o Tríade® PreviQ® Track, um sistema modular de trilho rígido usado em linhas de vida horizontais e com aplicabilidade diversificada. Possui módulos para vãos de 3 a 6 metros, com configuração simples ou dupla e feito em aço carbono ASTM A36 ou aço inox ANSI 304.

Também oferecemos o Tríade® PreviQ®Cargo para retenção de quedas em cargas e descargas de caminhões e trens. É um equipamento robusto, composto por perfis estruturais laminados em aço, ligações principais feitas com parafusos de alta resistência e sapatas de fixação reforçadas que asseguram uma ancoragem perfeita, além de qualidade e durabilidade para o conjunto.

Sistemas Flexíveis

Em sistemas flexíveis a utilização é feita por meio de um trole que conecta o usuário à linha com um trava queda retrátil. A linha de ancoragem não se desvia do plano horizontal por mais que 15° de uma extremidade à outra.

Diferente do sistema rígido, na maioria dos casos, em sistemas de cabo flexíveis, o usuário precisa se desconectar para passar e um a outro da linha, ficando exposto a riscos de segurança. No entanto, em alguns casos, o sistema flexível também permite que o usuário se mantenha conectado ininterruptamente durante a execução do seu trabalho.

Como exemplo temos o Tríade® PreviQ® Spider, um sistema modular de suportes metálicos para linhas de vida horizontais flexíveis que foi especialmente desenvolvido para ser aplicado em coberturas de telhas zipadas.

A sua fixação é polivalente, sem a necessidade de perfuração do telhado, o que garante a estanqueidade e a originalidade da cobertura. Pode ser aplicado em telhas de diferentes configurações de largura e diversos fechos de zipagem.

Isto somente é possível em função do inovador clipe de fixação construído em aço inoxidável e do sistema de absorção de impactos, que reduz consideravelmente a carga na estrutura do telhado. 

Sistemas Especiais

Em casos em que a empresa necessita de um sistema de ancoragem que não se encaixa em nenhum sistema existente, seja em função da diversidade de ancoragem, do ambiente ou da carga, a Tríade oferece o desenvolvimento de projetos especiais customizados para atender a sua necessidade.

Qualquer que seja a especificidade do seu projeto, apresente as necessidades que você tem e nós encontraremos a melhor solução, desenvolvendo o melhor projeto de sistemas de ancoragem e linhas de vida customizado de acordo com o que nos foi apresentado e com as normas de segurança vigentes.

Quando você escolhe a Tríade, o seu projeto é feito por especialistas com mais de 15 anos de mercado.

  • Entregamos os equipamentos devidamente instalados, com manual de uso, operação e produção.