Investir na preservação da saúde dos seus funcionários deve ser, sempre, a prioridade para qualquer empresa que queira ter sucesso e destaque no mercado. Você pode até se perguntar: ?Por quê?? A resposta é bem simples: a equipe de produção se manterá motivada, sabendo que os possíveis problemas de insalubridade e irregularidades já foram sanados.
Para as indústrias dos mais diversos segmentos, é estipulado por lei regras e normas que visam garantir a segurança dos trabalhadores, prevenindo acidentes de trabalho.
A norma mais importante a ser seguida é, sem dúvida, a NR12, cujo objetivo é diminuir as ocorrências de acidentes para os trabalhadores que operam máquinas e equipamentos.
Os auditores responsáveis pela fiscalização determinam que os fabricantes forneçam todas as informações necessárias para a preservação da vida e da integridade física de quem faz o transporte, montagem, manutenção e de quem opera máquinas e equipamentos industriais.
Além disso, a norma estipula que todos os operadores devem receber treinamentos intensivos, que terão por objetivo reduzir o risco de acidentes durante o trabalho.
Segundo a NR12, todos os equipamentos e maquinário, incluindo os que já estão em uso há bastante tempo, devem contar com dispositivo de segurança para bloqueio de funcionamento em caso de falha ou emergência.
Com tudo vistoriado e em consonância com a norma vigente, será emitido um laudo técnico, que também atesta a conformidade de toda a sua produção.
Algumas das exigências para emissão do aludo NR12:
– Os dispositivos de partida e parada devem estar em área acessível para os casos de emergência e, ao mesmo tempo, em local seguro para que o aparelho não seja ligado ou desligado acidentalmente;
– Tubulações, mangueiras e qualquer outro tipo de dispositivo pressurizado devem ter segurança adicional contra impactos a fim de diminuir o risco de explosão ou incêndios;
– As instalações elétricas de todos os equipamentos devem contar com proteção contra choque, incêndio ou explosões;
– As áreas de risco no pátio de produção devem ter sistemas de
segurança próprios;
– Toda a área de produção deve ter sinalização de segurança e advertência onde for necessário e acesso seguro às entradas e saídas;
– Todas as fases de produção devem conter dispositivos de desligamento para os casos de emergência;
– Os equipamentos de transporte contínuo de materiais devem ser protegidos e passar por manutenção preventiva periódica com o intuito de corrigir falhas;
– É obrigação do fornecedor disponibilizar os manuais das máquinas e equipamentos, em que deve conter orientações para transporte, instalação, operação, manutenção, desmontagem e sucateamento
-Apenas funcionários qualificados e que tenham autorização expressa podem executar as operações, inspeções, manutenções e demais usos do maquinário industrial;
– A análise de risco é feita para ser a base para procedimentos padronizados relativos às tarefas a serem desempenhadas;
– Qualquer intervenção nas máquinas e equipamentos somente deve ser executada por profissionais treinados, com ferramentas e materiais específicos e que não causam danos ao maquinário.
O laudo NR12 certifica que suas máquinas, instalações e operações estão em conformidade com os procedimentos técnicos estabelecidos na norma. Sendo assim, é possível afirmar que sua empresa já tomou todas as atitudes e providências para garantir a segurança e a saúde do seu time!
Muitos empresários ainda encaram os laudos e as adequações como uma grande despesa. Mas precisamos esclarecer que os laudos técnicos são um tipo de investimento que diminui gastos futuros e maiores decorrente de acidentes com máquinas que não atendem às normas de segurança. Além disso, o descumprimento da NR12 pode trazer multas, suspensão da produção, tudo isso resulta em mais acidentes, que terá que arcar com o prejuízo de licenças médicas e ações trabalhistas.
Portanto, ter um laudo técnico e mantê-lo atualizado garante redução de custos de operação/produção, evita problemas legais e oferece maior segurança aos seus colaboradores.
A Tríade conta com profissionais com mais de anos de experiência nas áreas de engenharia em específico e emissão de laudos técnicos.
Peça uma cotação e garanta maior tranquilidade para que você possa focar no realmente interessa: o crescimento do seu negócio.