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Como capacitar os profissionais da sua empresa para trabalhar com segurança

Como capacitar os profissionais da sua empresa para trabalhar com segurança

O investimento em treinamentos de segurança é uma exigência do Ministério do Trabalho que possibilita a uma empresa capacitar seus colaboradores para que realizem suas atividades diminuindo os riscos de acidentes e, consequentemente, com maior produtividade e maior qualidade nos serviços prestados.

Mas mais do que uma obrigação, em um mercado cada vez mais competitivo, uma equipe bem capacitada em sua área de atuação pode se tornar um diferencial pela credibilidade, uma vez que acidentes causados por negligência causam danos irreparáveis à imagem da empresa.

Por isso, separamos algumas dicas essenciais para o desenvolvimento de uma equipe bem preparada para trabalhar com segurança. Continue a leitura e confira a seguir.

Como elaborar a capacitação dos colaboradores?

Alguns passos são indispensáveis para a aplicação de treinamentos, considerando o tipo de serviço prestado pela empresa e pelos trabalhadores envolvidos:

1. Definição de um objetivo principal

É importante que o profissional saiba qual o objetivo do treinamento pelo qual é submetido para que se sinta motivado. O objetivo principal de um treinamento de segurança é de evitar acidentes de trabalho e garantir a segurança dos envolvidos, então procure explorar este objetivo vantajoso tanto para a empresa quanto para o colaborador, para manter a equipe engajada.

2. Desenvolvimento de um cronograma

Identifique os possíveis riscos acerca das atividades realizadas por sua empresa e defina uma sequência de ações para abordar as medidas preventivas para cada um destes riscos, preferencialmente com ordem de prioridade dos maiores riscos para os menores. A depender das necessidades específicas da empresa e dos colaboradores, esse cronograma pode contar com mais de um tipo de treinamento.

3. Conscientização dos profissionais

Tão importante quanto proporcionar ao colaborador o conhecimento de como seguir medidas de segurança, é assegurar que elas sejam colocadas em prática durante a realização das atividades. Proponha soluções que ajudem a conscientizar toda a equipe a fazer o uso correto dos equipamentos de proteção e estabeleça regras para que sejam devidamente seguidas.

Quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa

A legislação vigente determina que qualquer empresa com mais de 20 funcionários conte com sua própria Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), composta por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos colaboradores.

O quadro de segurança também pode ser composto pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), constituído por uma equipe multidisciplinar que conta com Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.

O trabalho destes profissionais, em conjunto, é identificar os riscos específicos dos processos internos da empresa, desenvolver e implementar medidas preventivas contra acidentes e doenças ligadas à realização das atividades, proporcionando condições de trabalho seguras para todos os colaboradores.

Quer saber mais sobre a elaboração e manutenção de uma cultura de segurança dentro de empresas? Clique aqui e confira nossos conteúdos sobre o assunto.