Blog

Saúde e segurança do trabalhador da construção civil: 6 exigências da NR18

Saúde e segurança do trabalhador da construção civil: 6 exigências da NR18

A segurança no trabalho, principalmente em setores como a construção civil, ocupa papel de destaque, inclusive no que se refere a ser uma atividade lucrativa para a empresa. A prática da segurança nos canteiros de obra diminui a incidência de acidentes e faz com que a qualidade de vida do trabalhador melhore, resultando em aumento de produtividade e diminuição de despesas ocasionadas por imprevistos. Portanto, invista em segurança! Confira 6 das mais importantes exigências da NR18:

1) Escavação, fundação e desmonte de pedras: devem ter sinalização de advertência e barreira de isolamento em toda a volta. O acesso de pessoas não autorizadas deve ser proibido. Os declives acima de 1,25m devem ter a estabilidade garantida por meio de estruturas montadas para este fim. Obrigatório o uso de EPIs.

2) Armações de aço: obrigatório usar o avental de raspa e EPIs. As ferragens não devem ser armazenadas longe do chão e nem impedir a circulação. As mesas de corte devem ter dispositivo de bloqueio e os aparelhos elétricos devem ser aterrados. Para livre circulação de operários, o ideal é que sejam colocadas pranchas de madeira, a fim de tonar a circulação mais segura;

3) Escadas, rampas e passarelas: devem ser providas de guarda corpo com altura de 1,20. Os pisos devem ser revestidos som sistema antiderrapante. 

4) Proteção contra quedas: a plataforma secundária deve ser instalada acima da principal, de três em três e cobertas com tela. As periferias têm que ter guarda-corpo e rodapés. As aberturas no chão devem ser fechadas com material resistente. O poço do elevador deve ser fechado.

5) Andaimes: devem ter a tela feita com material resistente. O acesso deve ser por meio de escadas seguras. O piso deve ter forração antiderrapante, os encaixes têm que ser travados com parafusos, contrapisos ou braçadeiras. A largura mínima da plataforma de trabalho é de 0,65m. O engate do mosquetão no trava-quedas deve ser feito antes da entrada no andaime suspenso e só desengatado quando o trabalhador estiver fora do andaime. O EPI obrigatório é o trava-quedas.

6) Instalação elétrica: Para os casos em que haja possibilidade de contato acidental com qualquer parte viva energizada deve ser adotado isolamento adequado.

A Tríade é uma empresa que atua no setor da engenharia de inspeção, sendo especializada na elaboração de projetos personalizados para atender as principais NR`s. Atendemos em todo o Brasil!