49 3328 4874
ÁREA DO CLIENTE

TOPO

Postado em 17 de Julho às 18h27

Quais são os equipamentos necessários aos vasos de pressão?

Tríade Inspeção Industrial - Chapecó/SC Equipamentos pressurizados são fundamentais nos processos industriais. Suas funções podem ser divididas em: armazenar fluídos sob pressão, acumulação...

Equipamentos pressurizados são fundamentais nos processos industriais. Suas funções podem ser divididas em: armazenar fluídos sob pressão, acumulação intermediária e processamento de gases e líquidos.

Os equipamentos, conforme suas características e aplicações, necessitam de projetos específicos para sua construção, montagem, testes e operação, já que oferecem riscos às instalações bem como aos seus operadores. Por esta razão, a NR 13 foi criada para efetuar um controle quanto a adequação necessária para trabalhos envolvendo equipamentos pressurizados, estabelecendo requisitos mínimos com o objetivo de proteger todos os envolvidos no processo. O atendimento a NR 13 é obrigatório as empresas que tenham estes equipamentos instalados. A norma também estabelece responsabilidades e condições para a instalação, a segurança da operação, manutenção e inspeção.

A NR13 exige que todo vaso de pressão, independente da categoria ou grupo de risco, tenham os seguintes instrumentos ou sistemas:
- Válvula de segurança com pressão de abertura ajustada igual ou menor PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível);
- Instrumento que indique a pressão do fluído acumulado (manômetro);
No caso de caldeiras, além dos itens citados acima, devem ter:
- Injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal;
- Sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis;
- Sistema de indicação para controle do nível da água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.

Além destes equipamentos, também é necessário que haja alguns documentos que forneçam informações sobre o funcionamento e manuseio do equipamento: placa de identificação e categoria, prontuário fornecido pelo fabricante ou pelo responsável pela sua reconstituição, registro de segurança ou livro de ocorrências e relatório de inspeção.

A NR13 também estabelece que todos os equipamentos devem passar por inspeções regulares efetuadas por profissional habilitado. O não cumprimento da norma, seja por ausência de dispositivos de segurança, documentos, inspeção regular ou qualquer outro motivo que seja requisito da NR 13 é passível de multa ou embargo do equipamento e da empresa.

A Tríade é especialista em inspeções técnicas de engenharia e segurança, projetos de adequações e laudos técnicos em atendimento a NR 13 e outras Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.

    Veja também

    ESPECIALISTA COMPARA BRASIL E EUA EM RESULTADOS POSITIVOS NO AGRONEGÓCIO21/06/18 O saldo positivo da balança comercial vem mostrando uma recuperação na economia nacional. Boa parte deste resultado vem do agronegócio, atualmente o Brasil tornou-se o maior exportador mundial de carnes. Na produção de grãos, o País ocupa posição destacada com milho e soja, 10% e 30% da produção global respectivamente, ocupando a......
    Síndrome da Suspensão Inerte: você sabe o que é?28/06 Também conhecida como hipotensão ortostática, trauma de suspensão inerte e síndrome da cadeirinha, a síndrome da suspensão inerte é resultado das situações em que há queda e o cinto......
    Saiba como executar corretamente o resgate em altura.26/09 Desde 2012, a CLT determina que toda empresa que desenvolva algum tipo de trabalho em altura tenha um plano de resgate e evacuação, não importando o ramo de atuação. Para isso, no mesmo ano entrou em vigor a NR 35 que......

    Voltar para BLOG