49 3328 4874
ÁREA DO CLIENTE

TOPO

Postado em 21 de Junho de 2018 às 11h11

ESPECIALISTA COMPARA BRASIL E EUA EM RESULTADOS POSITIVOS NO AGRONEGÓCIO

NOTÍCIAS (3)

O saldo positivo da balança comercial vem mostrando uma recuperação na economia nacional. Boa parte deste resultado vem do agronegócio, atualmente o Brasil tornou-se o maior exportador mundial de carnes. Na produção de grãos, o País ocupa posição destacada com milho e soja, 10% e 30% da produção global respectivamente, ocupando a segunda posição, abaixo dos EUA e à frente da Argentina.

"Assim como os Estados Unidos, o Brasil tem o ciclo virtuoso do agronegócio com
autossuficiência na produção da matéria prima para produção de carnes, ocupando orgulhosamente a posição de segundo maior exportador de grãos e maior exportador global de carne", completa o membro do Comitê Macroeconômico do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE, Curitiba/PR), José Fabiano da Silva.

As exportações tiveram uma oscilação nos últimos anos e, em 2014, o montante exportado foi acima de 225 bilhões de dólares, caindo para 191 e 185 bilhões de dólares nos anos de 2015 e 2016. Essa retração ocorreu em anos que houve uma das maiores taxas de câmbio, com o dólar atingindo patamares de R$ 4.

Quebras nas safras de milho e de soja ocorreram entre os anos de 2015 e 2016, dois dos maiores contribuidores para o saldo positivo. Para Silva, esse fator reduz a oferta total do produto e, consequentemente, seu saldo exportável.

"No ano de 2017 tivemos recorde de produção tanto para a soja quanto para o milho, e marcamos também novos recordes de exportação para os dois produtos, fato esse que também impulsionou a balança comercial, principalmente frente à China", relata.

O País também exportou um total de 217,74 bilhões de dólares, com o empresariado retomando a produção visto a melhora nos níveis de confiança tanto industrial como do consumidor.

"No que tange ao comportamento do agronegócio, observamos o aumento do percentual da participação brasileira nas exportações, mostrando a força do setor e a importância na integridade das contas nacionais", explica Silva.

Fonte: ISAE, adaptado pela equipe feed&food

Veja também

INSPEÇÃO DE EPI CONTA QUEDA EM ALTURA: SAIBA COMO FAZER.17/12/18 De acordo com a NR 35, assim que novos equipamentos de segurança para trabalho em altura são recebidos, eles devem passar por uma inspeção minuciosa antes de serem colocados em uso. Esses equipamentos abrangem cintos, talabartes, mosquetões, cintas de ancoragem, cordas, blocantes, trava-quedas, cabos de aço e tudo o mais que seja usado para a execução do......
MERCOAGRO 2018 - SUCESSO DE PUBLICO E NEGÓCIOS17/09/18 Mercoagro se consolida como feira de sucesso! O número de visitantes ultrapassou 17.000. A Tríade esteve presente na edição da Mercoagro 2018, e pode contar com a visita de grandes parceiros e clientes, participando ativamente na troca de informações sobre......

Voltar para BLOG