Blog

Entenda as diferenças entre ponto de ancoragem e linha de vida

Entenda as diferenças entre ponto de ancoragem e linha de vida

Quando o assunto é segurança em trabalhos em altura, há dois elementos fundamentais para qualquer sistema de proteção contra queda: o ponto de ancoragem e a linha de vida. Vamos entender melhor qual é o papel de cada um e a diferença entre eles:

Ponto de ancoragem:

O ponto de ancoragem é uma estrutura robusta, que pode ser fixada em paredes ou lajes da edificação onde será realizado o trabalho em altura.

Ele serve como ponto de conexão para sistemas de proteção contra quedas, permitindo que cabos e cordas sejam fixados, garantindo a segurança do trabalhador durante a atividade.

Linha de vida:

Já a linha de vida consiste em um equipamento complexo composto por cabos ou trilhos, instalados em uma superfície elevada.

Com o cabo preso ao trabalhador, a linha de vida é responsável por mantê-lo suspenso, em caso de queda, evitando que ele atinja o chão e minimizando os impactos do acidente.

Em resumo, enquanto o ponto de ancoragem sustenta o peso do trabalhador, a linha de vida, conectada ao ponto de ancoragem, permite que o trabalhador permaneça seguro até que possa ser resgatado.

A Tríade é especialista no desenvolvimento, fabricação e instalação de sistemas de proteção contra quedas, e conta com profissionais altamente experientes para a identificação do tipo de ponto de ancoragem ou linha de vida ideal para o seu negócio.