Blog

Requisitos da NR12 sobre inventário de máquinas e equipamentos para usinas

Requisitos da NR12 sobre inventário de máquinas e equipamentos para usinas

O  Inventário da NR12 trata da prevenção de acidentes por meio das inspeções técnicas necessárias visando a antecipação, reconhecimento, avaliação e, consequente, controle dos riscos em máquinas e equipamentos existentes (ou que venham a fazer parte) no parque de máquinas de determinada empresa.

O Inventário se inicia com um simples levantamento das máquinas, equipamentos e sistemas de segurança a serem implantados ou já em funcionamento. Além dos treinamentos necessários para operar o maquinário com segurança.

Ele deve apresentar localização, condição de segurança e características técnicas da máquina ou equipamento. Deve haver, também, a garantia de segurança para o trabalhador que a opera e os que estão no entorno.

É recomendado que o inventário seja realizado na construção da planta industrial e atualizado sempre que houver mudança no layout da empresa ou do sistema de segurança das máquinas.

Dentre os itens avaliados, podemos destacar:

  • Planta baixa ou layout da empresa com alocação das máquinas por setor;
  • Identificação por tipo de máquina;
  • Capacidade do maquinário;
  • Apontamento do sistema de segurança existente;
  • Análise Preliminar de Risco;
  • Plano de Ação;
  • Manuais de segurança das máquinas e equipamentos;
  • Ações e recomendações necessárias.

Importante salientar que o Inventário NR12 é um documento técnico realizado por profissionais legalmente habilitados, como Engenheiro Elétrico e Engenheiro Mecânico para que todos os sistemas existentes sejam devidamente verificados, além de seguir as premissas mínimas da referida norma.

O inventário é exigido em fiscalizações do Ministério do Trabalho, e a não observância de alguma especificidade ou a sua inexistência pode acarretar multas ou, até mesmo, paralisações no seu pátio de produção.

Nossa equipe é formada por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, além de especialista em diversas áreas relacionadas à segurança. Tudo para que a sua empresa opere, sempre, dentro das normas e com a máxima segurança para seus funcionários.